Projetos

PIBEX – Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária – 2017

Nas práticas dos acordes: diálogos musicais nas escolas de Viçosa (MG)

O projeto surge com o intuito de desenvolver atividades de musicalização para alunos da rede pública da área urbana do Município de Viçosa, aproveitando a experiência acumulada junto às escolas públicas participantes do PIBID – Geografia e Inclusão, neste caso a Escola Municipal Edmundo Lins. A música pode se tornar um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, aliando conhecimentos específicos, como os de Geografia, com os que envolvem o dia a dia da comunidade escolar.O objetivo do projeto é o de elaborar intervenções artísticas, pedagógicas e dos conteúdos de Geografia nos espaços das escolas públicas de Viçosa (MG), promovendo discussões e reflexões sobre cultura e a arte, contribuindo para a educação e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.


 

PIBID – O Programa  Institucional de Bolsa de  Iniciação à Docência – 2015

Executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tem por finalidade fomentar a iniciação  à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental; e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.


PROEXT – Programa de Extensão Universitária – 2012

DESENVOLVIMENTO URBANO: TÉCNICAS, INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES/ CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO
PROEXT MEC/CIDADES

O PROEXT MEC/CIDADES é um instrumento que abrange projetos de extensão universitária, com ênfase na capacitação de agentes públicos e sociais e no desenvolvimento de ações de apoio ao setor público municipal e estadual que visem ao desenvolvimento institucional e à implementação de sistemas de informações que permitam a elaboração de planos e projetos de desenvolvimento urbano, conforme as disposições do Estatuto da Cidade e na perspectiva da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

E-mail: desenvolvimentourbano@ufv.br


PIBEX – Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária – 2015

“Projeto Solos e Ambiente: Difusão de conhecimento sobre solos nas escolas públicas do município de Viçosa-MG.”

Em parceria com o Pibid Geografia, o projeto visa levar os principais conceitos que envolvem este importante recurso natural para a comunidade escolar. Espera-se ainda, através da interação entre ensino e extensão ampliar o conhecimento dos alunos e professores no que diz respeito à utilização dos solos e os impactos ocasionados. Neste caso, contribuindo para uma relação mais equilibrada do homem com a natureza.


PROCULTURA – Programa Institucional de Bolsas de Cultura e Arte Universitária –  2015

“Os territórios gays (in)visíveis de Viçosa: uma análise.”

A idealização do projeto se deu a partir da percepção da atual conjuntura da situação dos homossexuais na Universidade Federal de Viçosa, assim como na cidade de Viçosa, afim de se entender como os homossexuais destes espaços, vivenciam sua sexualidade e como se articulam no espaço. Como objetivo, tentar-se-á investigar as ações que a Universidade de Federal de Viçosa e o poder municipal incentivam, promove ou realizam no que diz respeito às questões ligadas ao enfrentamento à discriminação contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, dita “homofobia”. Tem-se como finalidade promover uma reflexão sobre a cidadania homossexual junto à comunidade universitária e viçosense, tendo em vista que os vivenciam casos de desrespeito e violência cotidianamente, e se deparam com situações vexatórias, atraem olhares curiosos, brincadeiras de mau gosto e atitudes preconceituosas, dentro e fora da universidade.
Como fundamento metodológico, usaremos de base teórica e a realização de entrevistas com os homossexuais e movimentos sociais ligados aos direitos homo da universidade e da cidade, buscando possibilitar o aprofundamento em questões subjetivas relacionadas ao preconceito social e discriminação vivenciada, para assim realizar o mapeamento de territórios homossexuais no campus universitário, e na cidade de Viçosa.
Pretende-se assim, a partir das pesquisas e estudos, contribuir com os movimentos gays da universidade e da cidade, participando das ações e eventos já existentes no calendário individual de cada grupo e promover novos espaços de discussão com presença de ativistas e estudiosos de outras cidades buscando estreitar as relações entre os homossexuais universitários e os cidadãos viçosenses.

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